quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rumo à Capanema

Dona Luiza mora em Capanema uma cidade de 65mil habitantes, a 170km de Belém, na última terça foi aniversário da irmã de Alana, lá em Capanema, com direito a muita comida e muito aprendizado com a Dona Luiza. Fui de Belém até Capanema com a Alana e a saga gastronômica começou já na estrada

Farofa de charque e bolo de milho, numa barraquinha que segundo a Alana valeria a pena perder alguns minutos fazendo o retorno. Valeu, um pratinho cheio de farofa de charque por 3 reais e o pedaço de bolo por 1 real, a farofa bem “adubada” com charque e frita na manteiga, muito gostosa, apesar de o bolo não estar lá aquelas coisas, as garrafas penduradas de pimenta no tucupi, a farinha de tapioca e as cadeirinhas a beira da estrada também fizeram valer a parada.
Agora o verdadeiro motivo da minha viagem, a maniçoba. Maniçoba é um prato típico paraense feito com as folhas da maniva (mandioca brava) moídas e cozidas por 7 dias, porque crua ela contém o acido cianídrico, que é tóxico, e só deixa de fazer mal depois de 7dias de cocção. Depois se adiciona carne de porco (muita carne) e cozinha mais, para parte da carne se dissolver na mistura, mas ainda sobram alguns pedaços inteiros, lembra um pouco a feijoada, por causa da cor escura, da carne de porco e pelo ar de festa, já que não se come nem feijoada nem maniçoba todos os dias.  Os paraenses amam, com algumas exceções, claro, mas quem gosta diz que a maniçoba da Dona Luiza é uma das melhores! E eu leiga no assunto de maniçobas adorei! Ela comprou maniva pré-cozida, então cozinhou só 3 dias (se é que 3 dias é pouca coisa), o que não desmerece todo o trabalho de cuidar, cozinhar e temperar quase 15 quilos de maniçoba. Por ser trabalhosa ela faz em grande quantidade e e as pessoas já ficam em cima, que se sobrar querem levar um pouquinho.
O aniversário teve muita comida, e comida boa! Dona Luiza fez questão de cozinhar tudo junto com a aniversariante Aline. Ai vai o cardápio: carne de caranguejo refogada, lasanha de frango, arroz branco, strogonoff de camarão, Filet com molho madeira, batata palha, maniçoba e por último, mas não menos importante farofa! Além de bolo, creme de limão e de sonho de valsa e vários docinhos. Elas vêm preparando esse aniversário há algum tempo, comprando ingredientes há mais de 2 meses e foram quase 4 dias de preparo, desde enrolar docinhos até cozinhar o camarão do strogonoff, a única coisa que elas não fizeram foi a batata palha, porque até a farofa foi temperada lá mesmo.

A festa foi bonita, a comida farta e gostosa, por enquanto o Pará só mostrou a riqueza da culinária e do povo, mas ai vão alguns hábitos diferentes dos paulistas, mas não ruins. Os salgadinhos foram servidos no começo junto com os docinhos, e os convidados comeram salgadinhos e docinhos juntos, eu comi também, porque afinal quem vai reclamar de não ter que esperar até o Parabéns para comer os docinhos. Depois que todos chegaram canta-se os parabéns, com vela em cima do bolo e tudo, e então é servida a comida, só depois dos parabéns. E no final da festa o pessoal leva a comida que sobrou, não só docinhos, levam maniçoba, carne e o que tiver na mesa, a Alana disse que foi a mãe dela que acostumou mal os convidados, que nem sempre é assim.

4 comentários:

  1. Tarsiii! Que vontaaade de comer vc me dá! hahha
    Sério, admiro muuito vc! Essa sua viagem me orgulha e impressiona sabia?!
    Saudaaade! E bem que vc podia acostumar mal os seus convidados tbm né?! =P

    ResponderExcluir
  2. Tarsi... Vc escreve muito bem, dá quase pra sentir o cheiro da comida e a alegria da festa!!! Saudades bjosss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Vou tentar acostumar melhor meus convidados voltando pra casa!
    Também tô com saudades!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Maniçoba!! eu quero! volta e cozinha para mim! beijos e saudades!

    ResponderExcluir